logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 01/05/2025 11:11

Saúde alerta sobre criadouros do Aedes aegypti em cemitérios

';
  • Divulgação -

Cemitérios passarão por varredura contra a dengue após o feriado

O Ambulatório do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Canoinhas alerta para o aumento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti com o Dia de Finados, quinta, 2 de novembro.

“Sabemos que o Dia de Finados é um momento delicado para todos que querem prestar suas homenagens aos entes queridos que já se foram. Mas, não podemos nos descuidar”, alerta a bióloga Cristina Brandes Grosskopf.

Vasos de flores, outros recipientes e objetos deixados nos túmulos podem ser depósito de ovos. “Solicitamos que as famílias tomem todas as medidas possíveis para evitarem a proliferação de doenças como a dengue”, orienta Cristina.

Uma das principais recomendações é evitar flores com água, devendo ser substituídas por espécies plantadas em terra e sem pratinhos.

Ao optar por flores artificiais é importante observar se o arranjo não vai propiciar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se proliferar. Nos vasos com esse tipo de flor, recomenda-se preencher com areia. Outros recipientes que possam acumular água devem ser evitados e furos em lápides e jazigos devem ser tampados.

Após o Dia de Finados, o combate à dengue continua. “Estaremos nos cemitérios fazendo uma verdadeira varredura nos túmulos. A recomendação às equipes de manutenção dos cemitérios é para verificarem e retirarem objetos que possam tornar-se criadouros. Nós vamos eliminar os criadouros”, informa Cris.

Canoinhas registra dois focos ativos de dengue: Alto das Palmeiras e Centro. O município já contabilizou 14 focos neste ano.

Simples atitudes podem evitar a proliferação do mosquito da dengue, entre elas:

• Retire os pratinhos dos vasos
• Coloque terra ou areia até a borda dos vasos
• Retire as flores e as plantas das embalagens plásticas ou se celofane
• Não coloque água nos vasos das plantas
• Não esqueça recipientes nos túmulos (assim como garrafinhas de água, copos plásticos e etc)
• Retire os recipientes que servem para a queima de velas.


Casos de diarreia e covid em Canoinhas continuam aumentando Anterior

Casos de diarreia e covid em Canoinhas continuam aumentando

Secretaria de Saúde de Canoinhas contrata odontólogo Próximo

Secretaria de Saúde de Canoinhas contrata odontólogo

Deixe seu comentário